Ataques Woke na Arte e na Educação
Resumo
Este ensaio trata do que se entende como movimento woke ou wokismo a partir do livro “A esquerda não é woke”, escrito por Susan Neiman e publicado no Brasil em 2024. Tal movimento vem resultando em ataques a monumentos e obras de arte por causa da polarização político/partidária que está ocorrendo em vários países, inclusive no Brasil, interferindo em exposições de museus e centros culturais, assim como nas escolas, com ataques a aulas e professores. Por conta dessa constatação é importante entender o que é woke, para que professoras e professores busquem soluções respeitosas com todas e todos e sem excluir nada nem ninguém.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.