Tornar-se Professora Performer Pesquisadora
um réquiem para uma servidora pública da Rede Municipal de ensino de São Paulo
Resumo
Este artigo parte da forma literária-musical réquiem para apresentar pensamentos esparsos e fragmentários a respeito do processo de tornar-se professora performer pesquisadora de Denise Rachel. Na tentativa de escapar das armadilhas narcísicas que podem incorrer em uma escrita que contém elementos autobiográficos, optou-se pelo recurso narrativo em terceira pessoa. Dessa forma, almeja-se abrir espaço para um certo distanciamento necessário à problematização de uma perspectiva meritocrática em torno de uma trajetória de vida que pode ser lida como “bem-sucedida”, ao ser assimilada por uma lógica capitalista globalitária neoliberal. Assim, pretende-se demonstrar que tornar-se professora performer pesquisadora consiste em um processo complexo, inconcluso, dependente de uma coletividade e vinculado a aspectos sócio-histórico-culturais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.