Princípios Norteadores Para Uma Pedagogia Singular do Lume Teatro

Autores

Resumo

O presente ensaio busca contribuir com uma visão pedagógica dos cursos de curta e média duração desenvolvidos pelo LUME – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais – UNICAMP[1], oferecidos no evento Cursos de Fevereiro. Esse evento, vinculado à Jornada Internacional Atuação e Presença, acontece de forma contínua desde o ano de 2001. O texto apresentado é baseado na experiência e em códigos de ação que se fortalecem e se atualizam de forma contínua nesta experiência de formação não oficial que acontece há quase vinte e cinco anos, nos quais foram ministrados em torno de 175 cursos com aproximadamente 2.700 participantes. O ensaio apresenta apontamentos sobre os princípios norteadores dessas ações pedagógicas: 1) Continuidade, processualidade e transbordamento; 2) Integração; 3) Pacto do desejo de experiência; 4) Ética relacional e 5) Condução composicional. 

Biografia do Autor

Renato Ferracini, LUME UNICAMP

Ator, Pesquisador, Pai, Filho (mas Neto não mais, infelizmente!). Usa Brincos. Rizomático. Crítico. Positivo. Vital. Livre, Solto e Careca. Carrega sempre um pouco de amarelo, sol e noite nos bolsos para distribuir gratuitamente. Mesmo já dito o mais importante, salienta-se que possui graduação em Artes Cênicas pela UNICAMP (1993), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Multimeios também pela UNICAMP. É ator-pesquisador do LUME - Núcleo interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP, onde atua teórica/praticamente em todas as linhas de pesquisa do núcleo desde o ano de 1993. Foi Presidente da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Ates Cênicas na gestão 2019/2020/2021. É professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena - IA - UNICAMP. Ministrou disciplinas em programas de pós-graduação na USP, UFPB (especialização), FURB (especialização), Escola Superior de Artes Célia Helena, Universidade de Évora (Portugal), Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (Portugal). Publicou os livros: "A Arte de Não Interpretar como Poesia Corpórea do Ator" (Editora da UNICAMP e FAPESP - 2001), "Café com Queijo: Corpos em Criação" (HUCITEC e FAPESP - 2006), "Corpos em Fuga, Corpos em Arte - ORG" (HUCITEC e FAPESP - 2006) ; "Ensaios de Atuação" (Perspectiva e FAPESP - 2013); Práticas Teatrais (Ed. da UNICAMP e FAPESP - 2020) e Entre cenas, memórias e estilhaços (Ed. da UNICAMP - 2022). É organizador de outros três livros editados pela ABRACE e HUCITEC em parceria com outros pesquisadores da área. Foi contemplado com o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico da UNICAMP em 2021, além de outros dois Prêmios Shell (2013 e 2018) por trabalhos desenvolvidos no LUME. Possui inúmeros artigos publicados nos principais periódicos das artes da cena e vários capítulos em obras importantes do campo. Apresentou espetáculos e ministrou workshops, palestras, debates, masterclasses, demonstrações técnicas e pesquisas de campo sobre suas pesquisas e o trabalho desenvolvido no LUME em muitas cidades do Brasil e em outros 22 diferentes países. Maiores detalhes de sua produção podem ser encontrados no site www.renato.lumeteatro.com.br.

Ana Cristina Colla, Atriz-pesquisadora do LUME – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais UNICAMP

Atriz-pesquisadora do LUME (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP) desde 1994. Atual coordenadora e membro do Conselho Artístico e de Pesquisa do Núcleo. É autora dos livros Da minha janela vejo... - Relato de uma trajetória pessoal de pesquisa no LUME (2006, HUCITEC), Caminhante, não há caminho. Só rastros (2013, Ed. Perspectiva), Práticas Teatrais: sobre presenças, treinamentos, dramaturgias e processos (2020, Ed. Unicamp) e Entre cenas, memórias e estilhaços (2022, Editora Unicamp) e de artigos em livros e periódicos. Doutora e Mestre pelo Instituto de Artes da UNICAMP e Professora no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena na mesma universidade. Foi contemplada com o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico da UNICAMP em 2019 e com o prêmio Terry 2023 de melhor atriz pelo solo SerEstando Mulheres no Festival del Monólogos Latinoamericanos en Cienfuegos, Cuba. Apresenta espetáculos e ministra workshops, palestras, demonstrações técnicas e pesquisas de campo sobre o trabalho desenvolvido no Lume em diversas cidades do Brasil e do exterior (Dinamarca, Noruega, Egito, Israel, Equador, Bolívia, México, EUA, Itália, França, Alemanha, Bélgica, Escócia, Portugal, Polônia, Coréia do Sul, Costa Rica, Argentina, Colômbia e Cuba). Realizou intercâmbios de criação com Natsu Nakajima, Anzu Furukawa, Tadashi Endo, Kai Bredholt, Norberto Presta, Sue Morrison, Grace Passô e Emilio García Wehbi. Participa como criadora e atriz dos seguintes espetáculos do LUME: Parada de Rua (1995-2015), Café com Queijo (1999-atual), Um Dia... (2000-2010), Shi-zen, 7 Cuias (2003-2015), O que seria de nós sem as coisas que não existem (2006-2016), Você (2009-2013), Os Bem Intencionados (2012-2013), SerEstando Mulheres (2013-atual), PERCH-Uma Celebração de Voos e Quedas (2013-2014), Kintsugi, 100 memórias (2019-atual). Dirigiu os espetáculos Espiral - Brinquedo Meu, com o ator-músico Helder Vasconcelos, Gaiola de Moscas e Tu sois de onde, (Grupo Peleja) Alphonsus, com a atriz do Lume Raquel Scotti Hirson, Vento, Brisa e Ventania (Coletivo Aléia), Grassa Crua com a performer Fernanda Magalhães, Uji- O Bom da Roda com o ator-músico Edu de Maria (Núcleo Cultural Cupinzeiro), Pedaços de Mim com a atriz Lily Curcio (Seres de Luz Teatro) e Semeadora das Águas (Coletivo Mundu Rodá). Foi co-criadora e assistente de direção do espetáculo multimídia PERCH: Uma celebração de Voos e Quedas (2014), em parceria com os coletivos Conflux (Escócia) e Legs on the Wall (Austrália). Realizou a tutoria de pesquisa e criação da dramaturgia do espetáculo TransOhno junto ao Coletivo As Travestidas. Atualmente, é pesquisadora principal do Projeto Temático Pedagogias, Processos e Arquivos de Presença, financiado pela FAPESP (2023-2027) e coordena o Projeto Dançantes - Núcleo de Pesquisas em Artesanias do Corpo (desde 2015).

Raquel Scotti Hirson, Doutorado e Mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduação em Artes Cênicas pela UNICAMP.

Atriz-pesquisadora do LUME (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP) desde 1994. Tem enquadramento funcional de Pesquisadora (Pq-B) e é coordenadora associada do Lume. Pertence ao corpo editorial da Revista Conceição/Conception do PPG Artes da Cena UNICAMP. Faz parte da equipe que organiza a Jornada Internacional Atuação e Presença, LUME, UNICAMP. Doutora pelo IA da UNICAMP, com a tese Alphonsus de Guimaraens: Reconstruções da Memória e Recriações no Corpo e autora dos livros Tal qual apanhei do pé: uma atriz do Lume em pesquisa (HUCITEC e FAPESP, 2006), Práticas Teatrais: sobre presenças, treinamentos, dramaturgias e processos (Ed. da Unicamp, 2020) e Entre Cenas, Memórias e Estilhaços (Ed. da Unicamp, 2022). Professora permanente e orientadora de alunos do PPG Artes da Cena do IA, UNICAMP, com o projeto de pesquisa Mímesis Corpórea e práticas de observação, pesquisa de campo e construção de presença cênica. Atua nos espetáculos em repertório: Café com Queijo (1999), direção coletiva; Alphonsus (2013), solo dirigido por Ana Cristina Colla; Quando os subtextos são textos (2015), espetáculo demonstração e Kintsugi, 100 memórias (2019), dirigido por Emilio Garcia Wehbi.

Downloads

Publicado

2025-12-31