Epistemologias à margem
uma introdução ao pensamento negro na educação musical
Palavras-chave:
educação musical, educação musical afrodiaspórica, currículo, relações étnico raciaisResumo
O conjunto de saberes de diferentes matrizes africanas, enquanto herança cultural dos povos africanos no Brasil, são traços marcantes de nossa musicalidade. No entanto, devido ao racismo epistêmico, seu reconhecimento e valorização sofreram um apagamento simbólico em espaços oficiais de ensino. Portanto, este trabalho busca trazer provocações que levem o leitor a refletir sobre as questões étnico raciais que envolvem os processos de ensino e aprendizagem musical, bem como o lugar e/ou ambientes de inscrição da corporeidade negra intelectual. Sendo assim, pretende-se problematizar a questão do currículo do ensino de música em escolas, conservatórios e universidades, buscando assim, promover através de discussões a descentralização hegemônica, colonialista e monocultural de propagação do conhecimento que se consolida, historicamente, em detrimento de um apagamento genocida à população negra e a quaisquer outras formas de pensar e produzir ciência que não façam parte do cânone europeu.Referências
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