Corporeidades Negras no Ambiente Escolar
um lugar de aquilombamentos estéticos do teatro para a Lei 10.639/2003
Resumo
A escrita trata da implementação da Lei 10.639/2003 no ambiente escolar, destacando práticas estéticas antirracistas por meio da atenção dada às corporeidades negras dos estudantes. Mostra a necessidade de repensar abordagens pedagógicas ao observar a presença significativa de alunos negros em uma escola de ensino médio público do Distrito Federal, incorporando os aprendizados artísticos alcançados. Por meio da metodologia da prática como pesquisa, enfatiza o envolvimento com uma educação antirracista contínua, não restrita a datas comemorativas, descrevendo a utilização de procedimentos artístico-aquilombados para promover o autoconhecimento corpóreo dos alunos no tratamento dos conteúdos curriculares ligados ao teatro. O curta-metragem Raízes, criado pelos estudantes sob a orientação do autor-docente, é mencionado como exemplo de projeto que aborda o antirracismo e a valorização da negritude dos adolescentes.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.