Ofélia//Máquina de Guerra

Autores

  • Gabriela Tarouco Tavares Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Resumo

O presente ensaio visual trata-se de um estudo sobre o gesto. A partir de uma sequência de imagens, buscou-se estabelecer uma narrativa que dialoga com a cena. Tal processo visa perguntar se é possível estabelecer uma poética verbicorporal (BASBAUM, 2007), através da criação de uma dramaturgia visual transdisciplinar entre a cena, a palavra, o vídeo e a foto. Para tanto, as fotografias são frames retirados de uma vídeo- performance em que a atriz interpreta a personagem Ofélia, do texto de Heiner Müller, Hamlet Machine, num contexto de isolamento social durante a pandemia do Covid-19. A obra também dialoga com a noção de máquina de guerra, presente na filosofia de Gilles Deleuze.

Biografia do Autor

Gabriela Tarouco Tavares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Artista brasileira, nasci em Porto Alegre-RS, desde 2018 resido no Rio de Janeiro. Doutoranda em Artes - PPGArtes/UERJ, mestra em Artes Cênicas - PPGAC/UFRGS e licenciada em teatro - UFRGS. Vinculo meu trabalho artístico com a formação de atores e do trabalho do sujeito sobre si através de uma prática pedagógica transdisciplinar. Atualmente desenvolvo trabalhos em arte usando como suporte a cena, a fotografia, o vídeo, a performance e a escultura. Destaco, entre os inúmeros trabalhos, o espetáculo de dança Sagração (2014), direção de Douglas Jung; a direção do grupo de teatro São Judas Tadeu (2015/2016); atuação no espetáculo Willian Despedaçado (2015), direção de Kevin Brezolin; e as performances urbanas Presentes para cidade (2016) e Converso sobre arte na rua (2017); a exposição coletiva A Seco (2019), com curadoria de Regina de Paula e Inês Araújo; membro do grupo Motim: mito, rito e cartografias femininas na arte, coordenado por Luciana Lyra, em que montamos o espetáculo Amotinadas (2019); e estou montando meu primeiro espetáculo solo: Para minha mãe, em que busco lançar um olhar sobre as mulheres ocidentais e as cinco ondas do feminismo a partir da história da minha mãe.

Referências

BASBAUM, Ricardo. Além da pureza visual. Porto Alegre: Zouk, 2007.

DELEUZE, Gilles. Sobre o teatro: Um manifesto de menos; O esgotado/ Gilles Deleuze. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

MÜLLER, Heiner. Quatro textos para teatro. São Paulo: Hucitec, 1987.

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Publicado

2020-06-29

Edição

Seção

PARTE III - Escritas do corpo e da imaginação política