Eles Combinaram de Apagar Nossa História, Mas Nós Combinamos de Não Esquecer
Identidade Indígena e Ação Política
Resumo
Este artigo compartilha de experiências individuais e coletivas de retomada de direitos por nomes e sobrenomes de pessoas indígenas. Se a colonização apagou e ainda apaga a identidade e a história dos povos indígenas, também há muita luta e resistência para honrar essa ancestralidade. Utilizando como método de desenvolvimento a escrita de si e a pesquisa narrativa como potência para uma consciência e posicionamento político, o texto apresenta estratégias para uma retomada ancestral a partir de experiências. Apresentando desafios e resultados de tal luta política própria e outros parentes indígenas, enfrenta essa luta que segue árdua e constante contra a colonização até os dias atuais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Rebento não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC:
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.