Espaço Cultural Tupinambá

Autores

Resumo

Entrevista com Xawna Tupinambá e Taynã Andrade Tupinambá, esta, a primeira mulher não aldeada a ser reconhecida pelo Estado Brasileiro como pertencente à naç˜ao Tupinambá. A conversa perpassa o debate identitário e a importância da mudança de nome e a adoção do nome originário na certidão de nascimento.

Biografia do Autor

Carminda Mendes André, Departamento de Artes Cênicas Educação e Fundamentos da Comunicação do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - IA/Unesp

Pesquisadora de arte contemporânea em espaços públicos e possíveis interfaces com o ensino das artes em espaços formais e não formais. Bacharel em Teatro pela Universidade de São Paulo (1989), Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1997), Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2007); Pós-Doutora pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (2010). Pesquisadora e Docente colaboradora do Programa de Pós Graduação em Arte do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista - UNESP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Performatividades e Pedagogias Cnpq. Coordenadora da Instituição Promotora do DINTER entre UNESP e UFT (2016-2019).

Osvaldo Pinheiro, Unesp

Educador no proijeto Fábricas de Cultura de 2013 até o presente. Ator na Cia. Estável de Teatro de 2005 até o presente. Foi diretor financeiro na  Cooperativa Paulista de Teatro (2009 a 2013) e  colaborador no Programa Vocacional. Estudou no IA-UNESP Turma de 2022 e na Faculdade Paulista de Artes (2005 a 2009). Estudou na PUC de São Paulo (Comunicação e Artes do Corpo) e no Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design.

Downloads

Publicado

2025-12-31