Música em Foco https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/musicaemfoco <span>A Revista </span><strong>Música em Foco</strong><span> é o novo periódico anual organizado pelo grupo PET-Música do Instituto de Artes da UNESP, cujo objetivo é difundir as pesquisas em música feitas por graduandos e recém-formados (até um ano após o término da graduação) dos cursos de música e áreas afins (como artes cênicas, artes visuais, arquitetura, antropologia, ciências sociais, história, geografia, educação, psicologia, filosofia e letras).</span> pt-BR valerie.albright@unesp.br (Valerie Ann Albright ) biblioteca.ia@unesp.br (Biblioteca do Instituto de Artes) Tue, 17 Jun 2025 19:17:26 +0000 OJS 3.3.0.9 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Quem foi Maria de Lourdes Sekeff? https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/musicaemfoco/article/view/1069 PET-IA Música Copyright (c) 2025 Música em Foco https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/musicaemfoco/article/view/1069 Tue, 10 Jun 2025 00:00:00 +0000 Edição completa https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/musicaemfoco/article/view/1070 Revista Música em Foco Copyright (c) 2025 Música em Foco https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/musicaemfoco/article/view/1070 Tue, 10 Jun 2025 00:00:00 +0000 Artista independente https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/musicaemfoco/article/view/1060 <p>O presente trabalho tem como objetivo propor reflexões acerca de vivências artístico-musicais, entendendo como e por que os caminhos ora se assemelham, ora se distinguem, sempre em direção às possíveis respostas para a pergunta: em que consiste a suposta "independência" dos chamados artistas independentes? A ideia surgiu a partir da minha vivência como artista, sendo uma mulher cis, negra e LGBTQIA +, portanto percorrerei tanto meu próprio trajeto musical quanto de três artistas específicos, com vivências pertinentes ao conteúdo abordado, e sempre criticando o sistema em que estamos inseridos, pois é impossível analisar quaisquer situações sem reconhecer os impactos sociais e culturais que vivemos. A arte está sempre entrelaçada com a realidade de artistas.</p> Ingrid Anjos Copyright (c) 2025 Música em Foco https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/musicaemfoco/article/view/1060 Tue, 10 Jun 2025 00:00:00 +0000 Epistemologias à margem https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/musicaemfoco/article/view/1061 <p>O conjunto de saberes de diferentes matrizes africanas, enquanto herança cultural dos povos africanos no Brasil, são traços marcantes de nossa musicalidade. No entanto, devido ao racismo epistêmico, seu reconhecimento e valorização sofreram um apagamento simbólico em espaços oficiais de ensino. Portanto, este trabalho busca trazer provocações que levem o leitor a refletir sobre as questões étnico raciais que envolvem os processos de ensino e aprendizagem musical, bem como o lugar e/ou ambientes de inscrição da corporeidade negra intelectual. Sendo assim, pretende-se problematizar a questão do currículo do ensino de música em escolas, conservatórios e universidades, buscando assim, promover através de discussões a descentralização hegemônica, colonialista e monocultural de propagação do conhecimento que se consolida, historicamente, em detrimento de um apagamento genocida à população negra e a quaisquer outras formas de pensar e produzir ciência que não façam parte do cânone europeu.</p> Stefani Silva Souza Copyright (c) 2025 Música em Foco https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/musicaemfoco/article/view/1061 Tue, 10 Jun 2025 00:00:00 +0000 O inovador século XVII pela pena de Barbara Strozzi https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/musicaemfoco/article/view/1062 <p>O presente artigo tem como objetivo fazer uma breve exposição a respeito da diversidade inexplorada do repertório da primeira metade do século XVII. Como exemplo desta diversidade, o artigo apresenta múltiplos aspectos presentes na primeira publicação da compositora veneziana Barbara Strozzi, uma obra que ilustra o quão interessante e multifacetada a produção musical deste período pode ser, ao combinar um gênero musical antigo com os novos artifícios da escrita musical de seu tempo. Após uma breve introdução com dados biográficos e contextuais a respeito da compositora, o artigo discutirá o porque apenas certos recortes da música ocidental são mais analisados e estudados pelos musicólogos. Em seguida, com o gênero madrigalesco devidamente contextualizado, serão apresentados caminhos possíveis para compreensão da maneira com a qual o texto se projeta em música em trechos selecionados dos madrigais da compositora.</p> Tomas Callas Mistrorigo Copyright (c) 2025 Música em Foco https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/musicaemfoco/article/view/1062 Tue, 10 Jun 2025 00:00:00 +0000 75 anos do Instituto de Artes da Unesp https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/musicaemfoco/article/view/1068 <p>Entrevistas realizadas em parceria com a Seção Técnica de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Staepe), com os professores doutores:<br />- Abel Rocha;<br />- John Boudler e,<br />- Yara Casnók.</p> Revista Música em Foco Copyright (c) 2025 Música em Foco https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/musicaemfoco/article/view/1068 Tue, 10 Jun 2025 00:00:00 +0000 Editorial https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/musicaemfoco/article/view/1063 Equipe Editorial Copyright (c) 2025 Música em Foco https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/musicaemfoco/article/view/1063 Tue, 10 Jun 2025 00:00:00 +0000 Equipe Editorial https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/musicaemfoco/article/view/1067 Equipe Editorial Copyright (c) 2025 Música em Foco https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/musicaemfoco/article/view/1067 Tue, 10 Jun 2025 00:00:00 +0000