Escuta de Mundo: Arte sonora e suas possibilidades educacionais

Autores

  • Rafael Durão Emerson

Resumo

O artigo, através de uma vertente teórica, propõe o conceito de “Escuta de Mundo” e busca analisá-lo através de uma perspectiva pedagógica dialogando com obras de “arte sonora”, transpondo assim o conceito de arte sonora, característico do hibridismo das artes visuais e da música, para o campo educacional. O texto apoia-se, no tocante à arte sonora, em autores como Murray Schafer, Rochelle Goldberg, Fernando Iazzetta e Lilian Campesato. No tocante à educação, em autores como Paulo Freire, Teca de Alencar, François Delalande e Jorge Larrosa, bem como em obras de Chris Burden, Dudu Tsuda e Ernesto Neto. Focado na abordagem educacional e suas aplicações na arte sonora e como isso é aplicado atualmente dentro de espaços expositivos e nas salas de aula, busca-se compreender as relações e as possibilidades que a educação e a arte sonora compartilham.

Downloads

Publicado

2021-10-14

Como Citar

Emerson, R. D. (2021). Escuta de Mundo: Arte sonora e suas possibilidades educacionais. Música Em Foco, 3(1). Recuperado de https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/musicaemfoco/article/view/681