Artista independente
processos e desafios
Palavras-chave:
música, artista independente, compositora, indústria fonográfica, SpotifyResumo
O presente trabalho tem como objetivo propor reflexões acerca de vivências artístico-musicais, entendendo como e por que os caminhos ora se assemelham, ora se distinguem, sempre em direção às possíveis respostas para a pergunta: em que consiste a suposta "independência" dos chamados artistas independentes? A ideia surgiu a partir da minha vivência como artista, sendo uma mulher cis, negra e LGBTQIA +, portanto percorrerei tanto meu próprio trajeto musical quanto de três artistas específicos, com vivências pertinentes ao conteúdo abordado, e sempre criticando o sistema em que estamos inseridos, pois é impossível analisar quaisquer situações sem reconhecer os impactos sociais e culturais que vivemos. A arte está sempre entrelaçada com a realidade de artistas.Referências
(LIVE) Djonga - O Dono Do Lugar | Coletiva de Imprensa. [S. l.: s. n], 2022. 1 vídeo (01:08:32 h.). Publicado pelo canal: Djonga. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gXCDiqcUWTU&t=2865s. Acesso em: 20 dez. 2024.
ALCIONE e outros famosos saem em defesa de Ludmilla após ataque racista: 'Inaceitável'. Folha de S.Paulo, Celebridades, São Paulo, 18 jun. 2020. Disponível em: https://f5.folha.uol.com.br/celebridades/2020/06/alcione-e-outros-famosos-saem-em-defesa-de-ludmilla-apos-ataque-racista-inaceitavel.shtml. Acesso em: 18 jun 2020.
BIA FERREIRA - BlackPeople PodCast #034. [S. l.: s. n], 2022. 1 vídeo (1:44:47 h). Publicado pelo canal Blackpeople. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Jg15WtVsxIc. Acesso em: 31 mar. 2022.
CAVALCANTI, Naiara; CALAZANIS, Fabíola. Spotify e relações de consumo: a música como estratégia de marketing para as juventudes. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 42., 2-7 set. 2019, Belém (PA). Anais [...]. São Paulo: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2019. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2019/resumos/R14-0614-1.pdf. Acesso em: 03 nov. 2022.
DEIXA que eu conto a minha história', reivindica Bia Ferreira. [S. l.: s. n], 2019. 1 vídeo (08:18 min.). Publicado pelo canal: Brasil de Fato. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fftTK2TedmQ&t=1s. Acesso em: 20 dez. 2024.
DORNELAS, Luana. A trajetória de Djonga: o rapper mineiro fala sobre carreira e seu disco de estreia "Heresia". Red Bull, 14 dez. 2017. Disponível em: https://www.redbull.com/br-pt/a-trajetoria-de-djonga. Acesso em: 14 dez. 2017.
GIRARDI, Giulio. Educar: para qual sociedade? São Leopoldo, RS: Aldus: Nisinos,1975.
GONÇALVES, Luiz. A Indústria Fonográfica do Século XXI: a popularização das plataformas de Streaming. Música em Foco, São Paulo, v. 3, n. 1. 2021. Disponível em: https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/musicaemfoco/article/view/683. Acesso em: 03 nov. 2022.
MARTINS, Leonardo. N° de alunos negros sobe 52% na USP em 10 anos, mas eles representam só 15%. UOL Educação, São Paulo, 21 dez. 2018. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2018/12/21/alunos-usp-pretos-pardos-15.htm. Acesso em: 09 nov. 2022.
MARX, Karl; FRIEDRICH, Engels. Manifesto do partido comunista. 2. ed. Lisboa: Editorial Avante!, 1997.
PAGE, Will. The music industry makes more money but has more mouths to feed. Financial Times, Opinion Media, [S. l.], February 19th 2021. Disponível em: https://www.ft.com/content/77768846-a751-45ec-9a12-20fff27ddefb. Acesso em: 09 nov. 2022.
PAULO Galo | Programa RAP, falando: Ep. 17, Temp. 02. [S. l.: s. n.], 2022. 1 vídeo (02:59:10 h.). Publicado pelo canal: RAP, falando. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mGfmpYAdI2Y&t=2512s. Acesso em: 20 dez. 2024.
QUEM É PAULO GALO? [S. l.: s. n.], 2022. 1 vídeo (04:54 min.). Publicado pelo canal: Cortes Podpah Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=e85KbGmOEcc. Acesso em: 01 nov. 2022.