Da contenção à criação: experiência artístico-pedagógica na pandemia

Simone Carleto, Máximo José Gómez, Nerina Raquel Dip

Resumo


Resumo:

O trabalho tem como objetivo descrever e refletir sobre o ensino virtual da matéria Técnicas de Atuação III da Licenciatura em Teatro da Universidade Nacional de Tucumán, Argentina. O curso foi desenvolvido no transcurso do ano acadêmico (de abril a dezembro de 2020) e contemplou a realização de uma composição a partir da seleção de seis monólogos da literatura dramática. O processo se dividiu em duas partes: a primeira, na qual foram desenvolvidos cinco estudos, com base em uma metodologia que denominamos variações e cujo objetivo foi experimentar, a partir de diferentes aspectos, a construção de materiais cênicos; a segunda, na qual foram realizados treinamentos de atuação ao vivo, a partir do que denominamos problemas compositivos.

Palavras-chave: Teatro virtual. Técnicas de atuação. Performance teatral. Composição atoral.



Texto completo:

PDF

Referências


BOGART, Anne. La preparación del director. Siete ensayos sobre teatro y arte. Madrid: Editorial Alba, 2008

CARRIGNON, Christian. 100 recetas de cocina. Revista Paso de Gato - Dossier Teatro de Objetos, no. 74. México, 2018. Disponible en https://issuu.com/galdiyu/docs/pdeg_74_digital_issuu

HEWITT, Paul G. Física conceptual. México DF: Editora Addison Wesley Longman, 1999.

LAPOUJADE, David. Las existencias menores. Buenos Aires: Editorial Cactus, 2018

LAPOUJADE, David. Deleuze: los movimientos aberrantes. Buenos Aires: Editorial Cactus, 2016.

LYOTARD J. F. O pós- moderno. Rio de Janeiro: Ed. José Olympio, 1986.

ROSENFELD, Anatol. O Teatro épico. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.

QUILICI, Cassiano Sydow. O Ator-performer e as poéticas da transformação de si. São Paulo: Editora Annablume, 2015.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. São Paulo: Editora Companhia Das Letras, 1993.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Simone Carleto, Máximo José Gómez, Nerina Raquel Dip